04 janeiro, 2011

Um passeio pela Itália através de "Assassin's Creed"

Desde a sua segunda versão canônica, "Assassin's Creed" tem como cenário as belezas da Itália clássica e seus inesquecíveis pontos históricos. Graças à tecnologia visual dos videogames atuais, a Ubisoft conseguiu retratar com extrema fidelidade diversas locações belíssimas da velha bota real, como a Piazza di San Marco, em Veneza, com suas pombas e gôndolas, o Palazzo Della Signoria e a Ponte Vecchio em Florença, além do icônico Coliseu, de Roma e a magnitude e riqueza artística do Vaticano.

Assim, jogar "Assassin's Creed" se torna um aperitivo para quem deseja conhecer a Itália pessoalmente um dia, pois muitas de suas vielas e locais permanecem intactas desde a sua criação. E como a trama de "Assassin's Creed" acontece durante a construção de muitos destes locais históricos, é até interessante conferir a evolução e manutenção destes belíssimos cenários. Conheça alguns dos locais mais importantes e entenda um pouco da sua história na realidade e também no jogo:


Basilica di San Pietro
A Basílica é um dos locais cristãos mais visitados do mundo, podendo abrigar até 60 mil devotos (mais de cem vezes a população do Vaticano). O edifício conta com uma imponente cúpula adornada por 140 estátuas de santos, mártires e anjos.

Apesar de não ser a sede oficial do Papado, é a principal igreja utilizada pelo Papa, pois abriga a maioria das cerimônias (como a missa do Galo, em 25 de dezembro) devido à proximidade com a residência do Papa e sua localização privilegiada. O nome é proveniente do santuário que abriga São Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus e o primeiro Papa. No jogo, Ezio deve se infiltrar na Basílica escalando suas paredes laterais, até chegar próximo ao seu topo, onde consegue acesso à super protegida Capela Sistina.

Capela Sistina
O palco da batalha final contra Rodrigo Borgia em "Assassin's Creed II" é um dos maiores tesouros da cidade do Vaticano. A Capela Sistina é um dos locais mais bem protegidos do Palácio Apostólico, a residência oficial do Papa na cidade do Vaticano, criada entre 1475 e 1483 durante o pontificado do papa Sisto IV.

No início, era um projeto relativamente simples, destinado ao culto particular dos papas e da alta hierarquia eclesiástica, mas ganhou muita fama após se transformar em um verdadeiro berço de obras de arte fantásticas, como "A criação de Adão" e "Juízo Final" de Michelangelo. É interessante que, graças à capacidade de Ezio se pendurar nas paredes, o jogo ofereceu uma inesquecível cena de assassinato em que o herói estava próximo do "Juízo final" de Michelângelo, uma das obras mais incríveis do local e que simboliza o conceito da Justiça Divina.

Ironicamente, a justiça de Ezio se fez após matar ninguém mais, ninguém menos que o Papa Rodrigo Borgia.O grande inimigo de Ezio estava em meio a uma missa na Capela Sistina quando foi surpreendido pelo herói na última cena do segundo jogo. Assim como boa parte dos personagens da trama, o papa Rodrigo Borgia realmente existiu, e adotou o nome de Alexandre VI.


Panteão
Criado em 27 a.C., o Panteão original foi destruído por um incêndio em 80d.C, dando lugar a um templo totalmente reconstruído em 125 d.C. Idealizado como um templo dedicado a todos os Deuses do panteão romano, acabou instituído no século VII como um templo cristão. Assim como retratado em "Brotherhood", sua estrutura chama a atenção pelo estilo Greco-romano, graças aos icônicos pilares de sua fachada, até uma gigantesca cúpula em seu fundo. Como curiosidade, a cúpula do Panteão foi considerada por séculos a maior de toda a Europa Ocidental, até perder o posto em 1436 para outro ponto turístico retratado "Assassin's Creed", o Duomo de Florença. De qualquer forma, olhar para o alto e contemplar as belezas do Duomo dentro do Panteão é parada obrigatória, tanto no jogo, quanto na vida real.


Colosseo (Coliseu)
Considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Coliseu é o símbolo máximo de Roma. Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, ganhou este nome devido ao seu idealizador Vespasiano, fundador da dinastia Flaviana. Vespasiano decidiu aumentar a moral e autoestima dos romanos e cativar sua popularidade em uma política de pão e circo, dando aos cidadãos um local que abrigasse espetáculos de gladiadores, execuções, batalhas navais e lutas entre animais. Assim, há aproximadamente 500 anos surgiu o Coliseu, com capacidade original para 50 mil pessoas e 48 metros de altura em 3 andares. Posteriormente, este número subiu para 90 mil espectadores e ganhou um andar adicional.

Curiosamente, o Coliseu apresentado em "Assassins Creed: Brotherhood" é mais próximo do que conhecemos hoje (exceto pelo desgaste natural do edifício real e da arena, que atualmente conta com ruínas e rochedos), com quatro andares em uma parte, e a outra, "cortada", exibindo apenas três andares devido à ação do tempo. Na trama de "Brotherhood", o Coliseu é palco de uma das cenas mais empolgantes do jogo. O assassino Micheletto participava do jogo como um dos atores com o objetivo de matar outro ator, Pietro Rossi, a mando do vilão Cesare Borgia. A missão de Micheletto foi frustrada após Ezio e seus companheiros entrarem na arena. Com isso, Micheletto e Ezio iniciam uma incrível batalha no térreo do anfiteatro.

Fonte: André Forte - Colaboração para o UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário